20 junho 2012

25 minutos

Tempo restante de bateria do computador: 25 minutos.

O que falar?

Parece que durou 25 minutos a Erundina como vice na chapa de Fernando Haddad, candidato petista à prefeitura de São Paulo.

Vi manifestações de indignação de diversas pessoas após o aperto de mão entre Lula e Paulo Maluf para consolidar o apoio do partido deste último ao PT nas eleições municipais paulistanas. A decisão de Erundina também faz parte dessas manifestações.

Não fiquei indignado. Compreendo a aliança.

Não é uma situação ideal, obviamente. Eu gostaria muito que não acontecesse, porém não me surpreendo com nada na política, é um campo onde a complexidade das relações me fascina e desafia.

Votarei 13. Meu voto em Fernando Haddad é certo. Esta certeza não acontece porque o PT é o melhor para administrar a cidade e sim porque é o partido mais adequado. Não entrarei aqui nos detalhes de todas as minhas motivações em votar no PT, mas irei expor a minha verdadeira preocupação no cenário político.

Enquanto não nos determos em valorizar o nosso voto, e isso significa em um acompanhamento dedicado ao significado de cada instituição política, tudo ficará mais difícil e sair criticando apertos de mão simbolizará indignação, mas na verdade será reforçar um estreito campo de visão.

Enquanto a eleição para os cargos legislativos (Deputados federarais e estaduais, e vereadores) for encarada por uma leviandade pelos eleitores brasileiros, jamais conseguiremos ampliar os verdadeiros debates. Todos aqueles mais de um milhão de eleitores que elegeram Maluf deputado federal em 2006 e depois em 2010 precisam refletir muito sobre isso.

Se partidos como o PP (de Maluf) e o PMDB (de Sarney) possuem força e levam o Lula a alianças condenáveis pelos puristas da politica, isto se deve ao desleixo que temos ao eleger os ocupantes de cargos legislativos.

Reformemos pelo voto. É a única bandeira que levanto.

Nenhum comentário: