22 outubro 2012

Em Salvador

Fui a Salvador para participar do Festival Nacional 5 Minutos, dedicado à produção de curtas com até 5 minutos de duração. O festival é bem charmoso, publico participativo e um espirito jovem com a presença de realizadores de várias idades e de cantos diversos do país.

Segue aqui os poucos registros que fiz dessa minha primeira visita a Salvador.

BAR DO ESPANHA. Boteco antigo localizado em frente à Sala Walter da Silveira, onde aconteceram as exibições do Festival 5 Minutos. O nome do bar vem do antigo proprietário que é espanhol. Antigo, cerveja barata, um ótimo sanduíche de pernil e boas conversas.



PELOURINHO. Passei uma tarde inteira percorrendo as ruas do Pelourinho. Abaixo estou num pátio interno da Igreja da Ordem 3ª dos Franciscanos, lugar agradável, silencioso e com a bela companhia de um relógio de sol. Mas gostaria de ressaltar outros dois lugares do Pelourinho que são marcos do cinema nacional, um deles é a igreja e a escadaria onde foi rodado "O Pagador de Promessas", e o outro, ao lado dessa escadaria, é o ateliê de Jayme Figura, onde foi rodado o curta "O Sarcófago", de Daniel Lisboa. E bem ao lado desses dois marcos há um boteco de primeira: o Bar do Carmo. Ao final da visita ao Pelourinho desci e subi o elevador Lacerda para visitar o Mecardo Modelo.


PRAIA DO FLAMENGO. Sim, em Salvador também tem uma praia com esse nome. A sugestão foi de Daniel Lisboa, que considera que talvez eu seja o único sujeito na história que pegou um ônibus do Porto da Barra até essa praia. Foi uma hora pra ir e uma hora e meia pra voltar em ônibus urbano preço da passagem R$2,80 em outubro de 2012. Porém, como vocês podem perceber abaixo, o esforço foi recompensadíssimo. A viagem de ônibus foi massa porque percorreu toda a orla de Salvador e assim fui conhecendo todas as praias com um visual belissimo do mar. Passei pela famosa Itapoã, que apesar de todas as críticas, é arrumadinha, mas realmente pouco recomendada. Passei mais de três horas na praia do Flamengo, um descanso agradável, brisa e um bom banho de mar.



Conheci também: Acarajé da Dinha, Acarajé da Rosa (em frente à Biblioteca Publica nos Barris), praia do Porto da Barra, Farol da Barra, restaurante Líder (famoso por seu sanduíche de pernil), Cinema Glauber Rocha Espaço Itau de Cinema, Corredor da Vitória, Rio Vermelho, boteco na rua Carlos Gomes esquina com a ladeira da Lama, bar Ancora do Marujo (também na Carlos Gomes), Arena Fonte Nova (em construção).

3 comentários:

Paloma disse...

Tinha uma super vontade de conhecer Itapoã (confesso que só por causa de Toquinho e Vinicius, rs), poxa desanimei agora que você falou que não recomenda. Mas Igreja dos Franciscanos entrou na minha lista, sem dúvidas estarei lá quando tiver a oportunidade de conhecer Salvador.

William Hinestrosa disse...

Pois é Paloma, o charme de Itapuã ficou só na música mesmo. Valeu pela visita ao blog, beijos

Sara disse...

Eu acho que é importante fazer essas viagens, especialmente quando você está trabalhando duro o ano todo para fazer as coisas como você, espero que você possa desfrutar, por sorte, este ano eu estou trabalhando em um restaurantes em sp e posso ir de férias .